G-6MGCYR2VK4
A Santa Casa é uma referencia em saúde
A Santa Casa de Lavras realizou, na última sexta-feira (14), uma cirurgia inédita para o tratamento de câncer de ovário, conhecida como Cirurgia de Citorredução com HIPEC(Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica). Esse procedimento é considerado complexo e combina a remoção cirúrgica dos tumores com a aplicação de quimioterapia aquecida diretamente na cavidade abdominal.
Como funciona o procedimento?
1. Citorredução: O cirurgião remove o máximo possível de tumores visíveis.
2. HIPEC: Após a remoção dos tumores, a cavidade abdominal é irrigada com uma solução de quimioterapia aquecida, que age diretamente nas células cancerígenas remanescentes.
Benefícios do tratamento
De acordo com o Dr. Fernando Romeu, cirurgião oncológico responsável pelo caso, "a paciente apresentou uma excelente resposta à quimioterapia prévia, o que permitiu a realização da cirurgia de citorredução completa associada à HIPEC. "
Dr. Pedro Hansen, que também participou da cirurgia, reforçou que "estudos comprovam a eficácia desse tratamento, aumentando as chances de controle da doença e aumentado a sobrevida dos pacientes."
Equipe envolvida
A cirurgia contou com uma equipe multidisciplinar altamente especializada:
- Cirurgiões Oncológicos: Dr. Fernando Romeu e Dr. Pedro Hansen
- Residente: Dr. Paulo César
- Anestesista: Dr. Marco Polo
- Instrumentadoras: Lorena Louise e Melina Rodrigues
- Oncologista: Dra. Carolina Rocha
Importância do procedimento
A Cirurgia de Citorredução com HIPEC é um avanço significativo no tratamento de cânceres avançados, como o de ovário, pois combina técnicas cirúrgicas e quimioterápicas para maximizar a eficácia do tratamento.
"Esse marco na Santa Casa de Lavras demonstra a evolução da medicina no combate ao câncer e traz esperança para pacientes com diagnósticos complexos", diz o médico e provedor da Santa Casa de Lavras, Dr. Eduardo Rezende Cappelle.