G-6MGCYR2VK4
Vida saudável
Quem não quer viver por muito tempo? É claro que, para isso, existem muitos fatores, como saúde, hábitos que colaboram para isso, uma vida plena e outros detalhes os quais fazem a diferença.
Porém, você sabia que você também pode seguir esse caminho? Algumas pessoas que viveram cerca de 100 anos, situadas nas zonas azuis (Caria, Grécia; Loma Linda, Califórnia; Sardenha, Itália; Okinawa, Japão; e Nicoya, Costa Rica) contam com ótimos hábitos que podem prolongar a sua vida.
1. Faça cafés da manhã completamente saudáveis
Se você é do tipo que pula as primeiras refeições do dia, pare imediatamente. Planos alimentares com bastante nutrientes, como uma dieta baseada em vegetais ou a dieta mediterrânea, podem colaborar para uma vida longa e saudável.
Um exemplo disso é que há uma mulher de 105, que mora em Loma Linda, Califórnia, e diz que come todos os dias uma tigela de mingau cozido lentamente.
2. Seja gentil, diga coisas boas
Dan Buettener, autor e pesquisador desses inusitados hábitos, compartilhou que faz tudo o que está descrito na lista para aumentar a vida dele.
Entretanto, há um detalhe que vem dele mesmo e com o qual ele se sente ainda melhor: dizer coisas legais para a primeira pessoa que ele vê no dia. Harvard afirma que comportamentos são contagiosos e isso pode mudar o dia de alguém, além do seu.
3. Descubra o que te motiva todos os dias
O que é que faz seu coração acelerar todos os dias? Qual é a coisa que te motiva a levantar e fazer a sua rotina? Isso pode ser um grande diferencial para você que quer viver mais tempo.
O conceito japonês de Ikigai baseia-se em você encontrar uma coisa que te motive a levantar e sair de casa todos os dias. Geralmente, os habitantes das zonas azuis fazem isso, trazendo mais prazer a suas vidas.
4. Saboreie sua xícara de café todas as manhãs
Por fim, você deve aproveitar o momento do café da manhã ao lado da sua xícara com a bebida fumegante, pois isso pode te ajudar a ter uma vida mais longa. Habitantes das zonas azuis chegam a consumir entre duas e três xícaras de café por dia.
Além disso, um estudo da American Heart Association afirma que o consumo de café está ligado a um menor risco de mortalidade total.